1. Desafio Krispy Kreme

Na cidade de Raleigh, na Carolina do Norte (EUA), os estudantes da universidade local começaram uma competição pra lá de curiosa: os “atletas” saem correndo do campus da facul, correm 4 km até a loja Krispy Kreme, especializada em donuts, precisam comer 12 rosquinhas no local e voltar ao ponto de partida.
A brincadeira começou apenas entre os estudantes, em 2004, e já dois anos depois acabou aberta ao público, arrecadando US$ 800 para um hospital infantil. No ano passado, mais de 8 mil pessoas participaram e conseguiram juntar mais de US$ 195 mil em doações! A corrida de 2017 está marcada para o dia 4 de fevereiro.

2. A Corrida do Vestido Vermelho

Em 1938, uma galera se reuniu para fundar o clube Hash House Harriers, que hoje em dia tem sede em vários lugares do mundo. Todos são corredores amadores e participavam de eventos pequenos até 1987, quando a história colocou a bizarrice em ação. Nesse ano, em San Diego, uma mulher apareceu na sede do clube usando saltos e um vestido vermelho.
A galera deduziu que ela está ali só visitando um amigo – o que era verdade – e que ela não seria uma “atleta”. A mulher encarou isso como um desafio e participou de uma corrida da maneira que estava vestida. No ano seguinte, iniciou-se a Corrida do Vestido Vermelho, tendo essa mulher como musa inspiradora.
Mais de 100 corridas desse tipo acontecem anualmente em vários lugares. As próximas serão em Seattle (11 de fevereiro) e Moline (18 de fevereiro). Além da diversão, a brincadeira arrecada fundos para instituições de caridade da cidade na qual o evento acontece. Bacana, né?

3. Corrida Stiletto

Em 2008, Usain Bolt conquistou o recorde mundial dos 100 metros rasos correndo o trajeto em 9,58 segundos. Mas quanto tempo ele levaria para fazer isso em cima de sapatos com salto alto? Essa é a proposta da corrida Stiletto, que acontece anualmente em Haarlem, na Holanda: homens e mulheres precisam correr enquanto se equilibram em saltos de no mínimo 9 cm de altura.
Além disso, a corrida ajuda a angariar fundos para a “Free a Girl”, uma ONG que auxilia meninas e mulheres que são vítimas do tráfico internacional de pessoas, principalmente destinadas à prostituição. A entidade apoia mulheres tanto da Holanda quanto da Ásia e até do Brasil! Em 2017, a corrida está marcada para o dia 11 de junho.

4. Corrida da Panqueca

A Terça-Feira Gorda – que no Brasil é conhecida por Terça de Carnaval – é uma data na qual muitas pessoas resolvem se empanturrar de comida para se preparar para o jejum da Quaresma, que se inicia no dia seguinte. Em vários lugares do Reino Unido, a galera se reúne para um café-da-manhã recheada de eventos para celebrar o dia, incluindo uma Corrida da Panqueca.
Acredita-se que esse tipo de brincadeira já aconteça há mais de 500 anos! Na corrida, aberta apenas para mulheres, as competidores precisam percorrer o percurso usando um avental e um lenço na cabeça enquanto viram panquecas em uma frigideira. Neste ano, o evento ocorrerá em 28 de fevereiro.

5. Corrida de Cuecas de Kona

Em Kona, no Havaí, iniciou-se uma tradição em 1998 para protestar contra o uso de trajes de banho em lugares que não sejam as praias do arquipélago. Pessoas trajando apenas roupas íntimas percorrem um percurso de pouco mais de 3 km, enquanto arrecadam dinheiro para instituições de caridade local.
Com o tempo, a tradição passou a acontecer no mesmo dia do Campeonato Mundial de Triatlo do Ironman: antes da prova oficial, os competidores amadores participam da brincadeira pelas ruas de Kona. Em 2017, a corrida está marcada para o dia 12 de outubro.