Descubra a quantidade de coisas que seu corpo produz em um ano

Nosso corpo não para de crescer e produzir coisas. Durante um ano são várias células novas, muita excreção e mais pelos sobre o corpo. Você vai ficar impressionado com o que acontece no nosso corpo no período um ano inteiro.

  

Cabelo


O cabelo é uma coisa muito estranha. Os humanos perderam a maior parte dos pelos que cobre o corpo se comparados com seus parentes mais próximos na Evolução, os macacos. A única região que permaneceu peluda em nossa espécie foi a da cabeça, mas por quê? O cabelo ajuda a manter o calor, já que a cabeça é uma região onde se perde muito do calor do corpo, além de proteger esta região dos raios ultravioleta do sol. Alguns pesquisadores também consideram que o cabelo foi e é um importante atrativo para a seleção sexual na história evolutiva dos humanos. Por isso não adianta cortar seu cabelo, todo ano ele cresce por volta de 15 centímetros.

Unhas


As unhas têm a mesma composição que os cabelos. Tanto um como outro são feitos de uma proteína bem resistente, a queratina. As unhas são modificações da estrutura que forma o cabelo tornando-se mais rígida e clara porque não há deposição de outros materiais, apenas queratina que é secretada pela pele. As unhas crescem menos que os cabelos, mas ainda assim é bastante coisa que crescem em um ano: quase 4 centímetros.

Pele


A pele é o maior órgão do corpo e também aquele que se regenera constantemente. Todos os dias algumas células da pele morrem e são repostas por novas. Em um ano, perdemos 4 quilos de pele o que representa exatamente o peso de uma cabeça de uma pessoa adulta!

Lágrimas, suor e saliva


Estas três secreções líquidas do corpo são constantemente produzidas. Dizem que homens não choram, mas a lágrima é produzida mesmo se não choramos. Ela é importante para lubrificar os olhos e em um ano são 60 litros de lágrima para que os olhos fiquem umedecidos corretamente.
O suor é extremamente necessário para o controle da temperatura do corpo. A temperatura subiu, imediatamente um sinal enviado pelo sistema nervoso libera as glândulas de suor para refrescar o clima. São 227 litros de suor por ano.
E a saliva? Não paramos de salivar por nenhum minuto praticamente. Pior ainda quando sentimos o cheiro de uma boa comida e a salivação começa a toda enchendo a boca de baba. A saliva contém enzimas que ajudam na digestão, mas a sua importância maior é que umedece os alimentos facilitando a mastigação e formando o bolo alimentar que será digerido através do tubo digestivo. Tem ideia de quanto de saliva seu corpo produz por ano? Senta na cadeira: 363 litros!

Urina

Na urina eliminanos o excesso de água e também o resto do metabolismo das células. Além disso, o sistema urinário serve como um balanceador da quantidade de sais no corpo. Uma pessoa normal, com os rins funcionando perfeitamente, faz pouco mais de 500 litros de xixi por ano.

Fezes


Você come, come e come. Uma hora ou outra algo vai sair de você, porque não é tudo que comemos que consegue ser digerido e absorvido pelo nosso estômago e intestinos. O cocô é basicamente feito de água e bactérias, além de uma porção de fibras e restos da digestão. Em um ano, você vai dispensar 163 quilos pela privada.

por: Biologia Total

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...